Just another WordPress.com site

Medidas contra os Bolores

Como Combater os Bolores

Antes de tudo deve-se procurar a causa, e só depois da localização e eliminação desta ou destas fontes se pode começar a combater os Bolores com successo. A palavra chave aqui è Humidade.

Superficialmente reconhece-se zonas afectadas atravès da coloração preto-esverdeada (colonias de esporos) . Muitas vezes o cheiro a mofo  antecipa os sinais visuais e nâo se devem menosprezar porque nâo são raros os casos em que os bolores se multiplicam por debaixo de um papel de parede, atràs de mòveis, etc.

Muito Importante è não esfregar ou lixar a seco zonas afectadas pois isto liberta os esporos no ar que assim fazendo parte do  ar respiravel  serão inhalados  podendo ser muito prejudiciais à saude. Lembrem-se de que o tamanho de um esporo varia entre 1-100 µ  e como sabemos  1 µ = 1/1000 milimetros.

Nem todos os produtos anti-bolores que se encontram no mercado são eficientes e produzem o efeito desejado. Tenho ouvido diversas histórias aonde a situação até parece ter piorado. Ponto a Reflectir é que também muitos destes produtos –os mais agressivos- contêm elementos tóxicos que muitas vezes são mais prejudiciais à saúde do que o próprio Bolor. Informe-se bem ao comprar

Utilize sempre luvas, mascara para particulas finas e oculos e proteja a pele principalmente se não estiver certo quanto ao tipo de Bolor de que se trata. Mantenha o lugar de trabalho bem arejado.

Bons resultados podem ser obtidos lavando as zonas com Soda,Lixivia ou Etanol (Alcool Etilico 80%), dependendo do estado de desenvlvimento e quantidade dos bolores. Por outro lado muita gente utiliza o Vinagre ,o que na maioria dos casos acaba se revelando contra-productivo ,o que nem è tão estranho, pois a acidez è ideal para a multiplicação dos Bolores. Se utilizar a Lixivia o efeito è maior se ela for diluida em agua (ca.10%) do que quando utilizada pura. Nunca misture a lixivia com o Amoniaco –alguns pintores têm passado maus momentos devido a isto.

Se a zona contaminada è maior que cerca de 0,5 m2 serà melhor chamar um especialsta para executar o trabalho

Biologos recomendam uma mistura de 3% de Acido salisilico e 97% de Alcool (misturar numa drogaria). Aplicar 3 vezes esperando uma meia hora entre cada aplicação.depois esfregar as zonas com Alcool desnaturado.

Lembrem-se que simplesmente limpar a zona afectada, mesmo matando todos os esporos , mas não eliminar ou repararas fontes de huminade não resolverà o problema a longo termo.

Superficies lisas como o vidro, a cerâmica ou metal deixam-se limpar com bastante facilidade, não sendo este o caso de papeis de parede, muros, etc  que na maioria dos casos terão que ser substituidos.

Prevenção 

De qualquer modo a melhor medida contra bolores é a prevenção, não fornecer condições propicias para que os fungos possam aparecer e propagar-se. Algumas medidas são:

1.       A humidade relativa no interior não deveria ultrapassar os 60%. (hygrometro)

2.       Aerejar a casa de banho imediatamente depois do duche e durante esta manter a porta fechada

3.       Entre peças de uma habitação em que são mantidas diferentes temperaturas deve-se manter as portas fechadas evitando deste modo que o ar húmido seja transportado nas peças mais frescas aumentando nestas a humidade relativa.

4.       Ao cozinhar manter a porta da cozinha fechada, para evitar que o vapor de agua se propague pelo apartamento. Sempre que possivel utilizar o exaustor ou abrir as janelas.

5.       Não pôr a roupa secando no interior de quartos fechados

6.       Abrir completamente as janelas entre 5 e 15 minutos, duas a quatro vezes por dia de modo que o ar humido do interior possa ser trocado pelo ar fresco o que ajuda a baixar a humidade relativa. Para quem està ausente o dia inteiro recomenda-se de manhãzinha e ao retornar a casa uma forte aeração atravès da provocação de correntes de ar.

7.       Evite colocar móveis muito encostado nas paredes –especialmente as paredes esteriores- deixando assim espaço para a circulação do ar.

8.       Reparar problemas na canalização, ou danos nas paredes exteriores imediatamente

9.       Evitar a utilização de papeis de parede em cozinhas ou casas de banho

10.   Ao pintar casas de banho ou peças aonde a humidade è alta sempre que possivel utilizar tintas à base de silicate que através da sua alta alcalidade – valor ca. Ph-11 –inibe o crescimento de fungos. 11. Não pintar -principalmente com dispersões- sobre zonas afectadas por bolores

11. Não pintar -principalmente com dispersões ou outras tintas à base de liantes orgânicos- sobre zonas afectadas por bolores

12.   Identificar pontes termicas e tomar as medidas necessàrias para a reparação destas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: