Just another WordPress.com site

Pintar o teto

Pintar tetos é certamente um dos trabalhos de pintura que exigem mais cuidados concentração e paciência. Já pela razão que o Tecto pela sua posição reflecte muita luz, o que não permite muitos erros pois vê-se tudo.

Muito importante é a preparação. Primeiramente deve-se dar atenção à pintura que já se encontra no teto. Passe uma esponja húmida no tecto e no caso da tinta vir agarrada na esponja deve-se lavar o tecto antes de começar a pintar e remover completamente os restos da tinta. A razão é que antigamente certas tintas eram fabricadas com pigmentos e cola -servindo de Liante com o Cal sendo ao mesmo tempo Pigmento e Cola- diluída em água que depois da secagem são reversiveis, o que significa que se deixam remover por intermedio do diluente que neste caso è a Agua. Outro problema è que os filmes da maioria das tintas depois de secarem se encontram sob grande tensão e começam a quebrar-se em certas zonas se o suporte não è estabil e limpo (fig1).

            

   fig1                                                                                             fig2

Quando os suportes atravès da lavagem não ficam bem limpos recomenda-se utilizar uma tinta mate para tetos à base de Oleo que estando sob baixa tensão depois de secar è mais resistente as condições irregulares do suporte, necessitando no entanto diluentes sintèticos e deixando um forte odor durante algum tempo apos a secagem.Fissuras(fig2) devem ser um pouco alargadas e enchidas com massa utilizando as espátulas.

Velhas manchas secas causadas pela Agua devem ser isoladas (imagem à direita)

 Superfícies muito absorventes ou esfareladas devem ser impregnadas com um fixativo ou primário. Deve-se prestar atenção e levar a sério a todos os sinais de desagregação.

Fendas entre o Gesso e partes de madeira assim como entre o teto e a parede   devem ser fechadas com uma massa acrílica utilizando a pistola e lavando o excesso com uma esponja molhada.

Residuos ou manchas de nicotina não se deve lavar, mas sim isolar-se com uma pintura isolante ou um fundo isolador pigmentado depois de uma limpeza superficial.

Normalmente um teto pinta-se de Branco (fácil de harmonizar com outras cores) ou com uma cor muito clara, de qualquer modo mais clara do que a cor das paredes,  excepções podem se fazer quando os tectos sejam muito altos podendo-se nestes casos utilizar cores diversas até cores bastante escuras como o castanho que até era moda nos anos setenta.

Quanto mais devagar a tinta secar melhor é para o resultado final, pois evitam-se mais facilmente, as famosas estrias. Hoje em dia existem muitas boas dispersões a base de Silício de Potàssio que são ideais para pintar tetos. Ao começar a pintar deve-se primeiro “aparar” ou “recortar” as bordas com um pincel e depois rolar a superfície com um rolo de lã grande, mas de pelo curto e com a ajuda de um telescópio,(fig3), um cabo de vassoura também serve. Rolar um tecto utilizando a escada só pode dar resultados satisfatórios se o tecto for pequeno.

                  

 fig 4                                        fig 5                                                                 fig 6

Quando a tinta tenha um bom tempo de abertura (seca devagar), aconselha-se para quem não tenha a habitude de pintar tetos utilizar o sistema cruzado, isto è aplicar e espalhar a tinta numa direção p.e. da Esquerda para a direita(fig 5) e depois estica-la na outra direção, neste caso de tras para a frente (fig 6), começando a trabalhar no ponto aonde entre mais luz, (p.e. das Janelas) para o interior da peça.

Sempre que possivel trabalhar com a Luz do dia evitando a Iluminação sintètica. Um teto deve ser pintado em uma sessão e trabalhando o mais ràpido possivel, sem pausar. Para facilitar o trabalho deve-se retirar do quarto tudo o que for possivel, moveis,etc. todo o resto que fique dentro do quarto deve ser coberto com um plàstico fino para Móveis e o chão com um plàstico grosso ou cartão. Lembre-se que a maioria dos panos sugam a tinta ficando molhada nos dois lados e por isso não servem para proteger superficies ou objectos.  Procure trabalhar segundo um certo esquema, por exemplo dividindo teoreticamente o teto em 4 partes e pintando um quadrado de cada vez,esquerda,direita,esquerda, direita. Finalmente uma palavra sobre a tinta, ela deve ser o mais fosco(mate) possivel. 

Quanto material se necessita depende sempre de variaveis condições. As fichas tècnicas normalmente informam sobre a quantidade de tinta necessaria para pintar 1m2. Faça atenção se as quantidades são dadas em Lt. ou Kg. 

Para  calcular quantos quilos (kg) correspondem ou equivalem a quantos litros (lt), necessita-se a “massa especifica” da tinta que tambèm se encontra na ficha tècnica .

Litros vezes massa especifica  dà-nos os quilos             (Lt x ME = Kg)

Massa Especifica dividida pelos quilos dà Litros            (Kg / ME = Lt)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: