Just another WordPress.com site

Glossario A-F

A

Abrasivos        substâncias muito duras capazes de arrancar, partículas de outros corpos. Papeis abrasivos para lixar seco são geralmente compostos do suporte de Papel e com quartzo, cascalho, vidro ou areia banhados em cola.Papeis para lixar molhado são fabricados com papel impermeàvel e cola especial e com Carburo de silicio ou oxido de Aluminio como abrasivos

Absorção         È a fixação de um gás por um sólido ou um líquido, ou a fixação de um líquido por um sólido. A substância absorvida se infiltra na substância que absorve.

Acetinado       Tinta que depois de seca tem uma superficie semelhante ao cetim. A luz é reflectida de modo a provocar um brilho difuso.

Acido Salicilico            È um pó branco, cristalino, solúvel em alcool, éter e clorofórmio. Pouco solúvel em água. Misturado 3 partes com 97 partes de alcool utilizado para limpar e desinfectar zonas atacadas pelos Bolores. Pode-se comprar jà preparado na drogaria

Sua fórmula: CH3COO(C6H4)COOH

Acrilica (Tinta)             Dispersão sintética á base de polimeros acrilicos dispergidas na água. Metacrilato de metila é o monomero usado na fabricação do poli (metacrilato de metila), também conhecido como Lucite, Plexiglass, Perspex ou simplesmente acrílico. Depois de secos os filmes são elásticos e muito resistentes ao envelhecimento e as intemperies. Tintas com excelente adesão em diversos suportes

Adesão             Força de atração entre moléculas de substâncias diferentes. A adesão faz duas substâncias colarem. Uma gota de chuva cola no vidro da janela por adesão.

Aditivos            Produtos adicionados a uma tinta com o objetivo de modificar uma ou mais características desta, por ex. Poder de cobertura, adesão,etc.

Adsorção         A formação de uma camada de gás sobre a superfície de um sólido, ou menos frequentemente, de um líquido.

Aguarras          um líquido oleoso extraído da resina do pinheiro. Contêm pineno, C10H16 e outros terpenos e é usado principalmente como solvente. Oleo de terebintina

Alcool Desnaturado    álcool impurificado com determinadas substâncias, tais como álcool amílico, cânfora, benzeno, gasolina, ácido sulfúrico, acetona ou corantes, etc.

Aparato para mascarar         Combinação de fita adesiva (fita crêpe) e papel impermeabilizado que facilita o mascarar (cobrir)facilmente de zonas que devem ser protegidas durante os trabalhos de pintura.           

B

Bactéria           organismos vegetais microscópicos, geralmente sem clorofila, essencialmente unicelulares e universalmente distribuídos.

Bolores (Fungos)        designação comum dada a fungos filamentosos que não formam estruturas semelhantes a cogumelos (que também são Fungos). A coloração dos bolores é provocada através dos esporos. Cada esporo pode dar origem a um novo bolor. Desenvolve-se geralmente em meios contendo um pH baixo, uma fonte de carbono, de nitrogênio orgânico ou inorgânico. Conhecidos são cerca de 250.000 espècies das quais cerca de 100.000 se encontram catalogados biologicamente. Cerca de 200 tipos de fungos diferentes foram descobertos em habitações das quais 5 destes tipos são considerados muito perigosos para a saúde.

Brilho      O Brilho define a qualidade de reflexão do filme seco sobre uma superficie lisa e depende da quantidade de liantes (resinas) contidas na tinta.

Segundo o DIN 67530, diferencia-se as tintas : Alto brilho, Brilhante, Acetinado, Mate acetinado, e Mate(fosco).

C

Cadeias Carbonicas    São  sequências de átomos de carbono ligados entre si por ligações covalentes. Se as ligações forem todas simples a cadeia será classificada como saturada. Agora se na cadeia tivermos uma única ligação covalente dupla ou tripla a cadeia será classificada como insaturada.

Caiar     Pintar com cal diluída em água.

Cal        Material indispensável à preparação das argamassas. É obtida a partir do aquecimento da pedra calcária a temperaturas próximas dos 1000 graus Celsius, processo que resulta no aparecimento do monóxido de cálcio (CaO) e ganha o nome de cal virgem.

Carborundo    é o nome comercial do carboneto de sílicio, importante abrasivo de fórmulas CSi. Sua dureza esta entre 9 e 10 na escala de Mohs.

Cimento           Aglomerante obtido a partir do cozimento de calcários naturais ou artificiais. Misturado com água, forma um composto que endurece em contato com o ar. É usado com a cal e a areia na composição das argamassas. O cimento de uso mais frequente hoje é o Portland, cujas características são resistência e solidificação em tempo curto. Desenvolvido em 1824, por um fabricante inglês de cal, ganhou esse nome porque a sua coloração era semelhante à da terra de Portland. Outros tipos surgem na mistura desse cimento com diversos compostos ou elementos, como o cimento com pó de mármore, que dá uma cor esbranquiçada ao material.

Cola branca(Cola de Dispersão)        Cola sintética. Compra-se pronta para utilização.Normalmente são fabricados com Caseina ou particulas polimeras de elastomeros ou Termoplasticas dispergidas na agua È geralmente muito utilizado na montagem.Possuindo uma boa adesão e rápida secagem utiliza-se na pintura para colar as bordas e cantos de velhos papéis de parede. Muitas Colas de dispersão são fabricadas com agua de torneira de modo que ás vezes não se pode guardar muito tempo. Se guardado em local muito humido e quente pode rapidamente criar bolores o que torna a cola inutilizável.

Copolimero    Polímero cuja molécula se compõe de mais de um mero.

Cromado         Metal que recebeu uma camada de cromo,  elemento metálico, duro, que dá brilho semelhante ao aço inoxidável.

D

Decapante      Produtos com forte poder de penetração geralmente á base de solventes muito activos utilizados para decapar (retirar) velhas camadas de tintas.

Demão              Cada camada de tinta aplicada sobre uma superfície qualquer.

Densidade (Massa Especifica)            A densidade absoluta é definida como sendo a razão entre a massa de uma tinta (em Kg) e o volume ocupado por esta massa (em Lt.). Em geral, a densidade dos sólidos é maior do que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maior que a dos gases. Para calculações utilizam-se as seguintes regras:

Massa (Kg) / Densidade = Volume (lt)

Volume x Densidade = Massa

Massa / Volume = Densidade (A densidade de uma tinta encontra-se na ficha técnica do produto)

Desagregação               Destruição da pintura, que se esfarela, destacando-se da superfície juntamente com partes de reboco. Este problema ocorre quando a tinta foi aplicada antes que o reboco estivesse curado. Portanto, antes de pintar um reboco novo, deve-se aguardar cerca de 28 dias para que o mesmo esteja curado. Para corrigir o desagregamento, deve-se raspar as partes soltas, corrigir as imperfeições profundas com reboco e aplicar uma demão de fundo preparador de paredes e aplicar acabamento.

Difusão de Vapor de Agua  Capacidade do vapor de àgua de atravessar diferentes materiais.   Isto acontece sempre do lado quente para o lado frio da parede o que provoca a condensação da humidade nas partes frias das construções. Ver Pontes termicas

Dilatação         Aumento de dimensão. Aumento do volume dos corpos, principalmente a partir da acção do calor.

Dispersão        Significa a distribuiçao de Particulas finissimas de um material (Dispergens) numa mistura de 2 ou mais produtos. O tamanho das particulas dispergidas encontram-se entre 0,1 e 3 µm. Ver tinta Dispersão

Dosagem          Proporções dos materiais que compõem qualque producto de 2 componentes seja massa ou tinta. Estas proporções são definidas experimentalmente, com o objetivo de se obter uma mistura final com características e propriedades preestabelecidas

E

Eflorescencia    um processo pelo qual um composto hidratado cristalino perde água formando um depósito em pó nos cristais. Ver Salitre

Elastomero     uma borracha natural ou sintética ou material borrachoso, que tem a possibilidade de sofrer deformações devido a ação de uma força e recuperar a sua forma original quando se retira a força. Utilizados em várias aplicações, como encapsulamentos eletrônicos, amortecedores, sapatas de equipamentos, revestimentos antiderrapantes e resistentes a abrasão, acabamento em produtos promocionais, tubos e dutos, revestimentos de etiquetas, blocos de modelação, fabricação de tintas etc..

Electrolise       É a decomposição (ou alteração de composição química) que uma corrente elétrica provoca ao percorrer um eletrólito. O fenômeno passa-se na superfície dos condutores metálicos (elétrodos) através dos quais a corrente entra e sai da solução eletrolítica. O elétrodo que conduz a corrente para a solução é o ânodo; o outro, através do qual a corrente abandona o eletrólito, é o cátodo. O primeiro tem um potencial elétrico mais elevado (o positivo) que o segundo (o negativo). O conjunto dos elétrodos e do recipiente destinado à eletrólise é a cuba eletrolítica.

Epóxi    A palavra epóxi vem do grego “EP” (sobre ou entre) e do inglês “OXI”(oxigênio), literalmente o termo significa oxigênio entre carbonos. Em um sentido geral, o termo refere-se a um grupo constituído por um átomo de oxigênio ligado a dois átomos de carbono. O grupo epóxi mais simples é aquele formado por um anel de 3 elementos. O óxido de etileno é um exemplo desse tipo. Ver tinta Epóxi

Escala de Mohs           Escala numérica idealizada pelo mineralogista alemão Frederick Mohs, em 1822, dispondo 10 minerais comuns numa sequência de 1 a 10, dos menos aos mais duros, sendo que os de número superior riscam os de menor número, nunca sendo riscados por estes:

1–Talco

2–Gesso

3–Calcite

4–Flúorite

5–Apatite

6–Ortoclase

7–Quartzo

8–Topázio

9–Corindo

10–Diamante

*Esta escala é meramente relativa, apenas relacionando durezas entre minerais.

Estuque            Massa à base de cal, gesso, areia, cimento e água, usada no revestimento de paredes e de forros. Toda a argamassa de revestimento, geralmente acrescida de gesso ou pó de mármore. Também usada para fazer forros e ornatos.

Etanol    um álcool incolor e solúvel na água, de fórmula:C2H5OH. Densidade = 0,61 a 0oC

Ponto de fusão = -115oC                                             Ponto de ebulição = 78oC

É o principal produto activo das bebidas intoxicantes, nas quais é produzido por fermentação do açúcar(sacarose) usando levedura. O etanol que é produzido destrói a levedura e a fermentação sozinha não pode produzir soluções de etanol contendo mais do que 15% de etanol por volume. A destilação pode produzir uma mistura contendo 65,6% de etanol (!!) e 4,4% de água.

O etanol puro (álcool absoluto)  obtém-se por remoção da água através de reação química. O etanol é usado na indústria principalmente como solvente apesar de já ter sido a base principal na produção de produtos químicos. Para este fim era produzido pela fermentação de melaço, da cana-de-açúcar. Agora o eteno substitui o etanol como matéria-prima e o etanol industrial é obtido por hidratação do eteno.

 F

Fachada            Cada uma das faces de qualquer construção.Parte exterior de um edificio.

Fenolftaleina   Corante usado como indicador ácido-base. É incolor para pH inferior a 8 e vermelho acima de 9,6. È Utilizado

Fichas Tecnicas    Fichas aonde estão descritas as qualidades, modo de utilizaçâo, consumo, composição  e outros dados tecnicos relacionados com um  certo producto. 

Fissura (Fissuração)     Corte superficial no concreto ou na alvenaria. São pequenas rupturas que aparecem no concreto ou na alvenaria que podem ser provocadas por atuação de cargas ou por retração devido à rápida evaporação da água.

Fita Adesiva (Crêpe)     Nome dado a fitas de papel, metal, textil,etc. em que um dos lados ou às vezes os dois lados são impregnados com uma substância colante. Normalmente comercializado em forma de rolos. 

 Fixativo      Primario  maioritariamente à base de Resina  alquidica ou acrilica que serve para igualizar  ou minimalizar a capacidade de absorpção de superficies minerais.  Tambèm serve para fixar superficies (suportes) arenosa(o)s. Dado que as superficies tratadas com fixativo absorvem menos tinta, necessita-se menos material por demão.

Formaldeido   Seu nome oficial é metanal,um gás incolor frequentemente usado a 37% (m/v)em solução aquosa, chamada formalina ou formol. Nesta forma, ele é germicida e usado como desinfetante e é também um preservativo que endurece tecidos.

Fotolise         decomposição de compostos químicos pela ação da luz. O contrário da fotossíntese.

Fungos           Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Diversos tipos agem em seres humanos causando várias doenças como, por exemplo, micoses. ver artigo sobre Bolores em Temas Especiais           

Comments on: "Glossario A-F" (1)

  1. mt. interessante. continua assim…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: