Just another WordPress.com site

A Tinta

Sendo este Blog dedicado à tinta e à pintura serà certamente justo que começemos falando sobre esta mesma…a tinta

Ora bem os principais componentes da tinta são os Pigmentos que dão a cor (na foto o azul ultramarino) e as Resinas ou Ligantes (na foto Oleo de Linhaça)- a “cola”- que ligam os diferentes componentes entre si.  A estes dois componentes ajustam-se diversos aditivos (por ex. Giz, Talco,etc) dependendo da finalidade da Tinta e os Solventes que liquidificam os elementos solidos.

Pigmento e Liante, neste caso òleo de linhaça

Resistência à fricção e grau de reflexão são, entre outras, alguns dos critèrios objectivos que definem a qualidade da tinta

Dependendo da quantidade e qualidade dos pigmentos e das Resinas as tintas imobiliárias são divididas em três pricipais qualidades: fosca (+pigmentos, – liantes), acetinada ou brilhante (- pigmentos, + liantes).

 Escolher qual delas a utilizar nos diferentes trabalhos pode ser uma questão de gosto, mas também se deve pensar na futura utilização e requerimentos práticos das superfícies ou objectos a serem pintados.  Para a pintura de paredes – e especialmente de tectos – recomenda-se a utilização de tintas dispersões Foscas (mate) que não brilhando, não reflectem as imperfeições que a superfície da parede e, especialmente do tecto possa apresentar. Por outro lado quanto mais brilhante a tinta mais resistente ela é e, também muito mais fácil para limpar porque sendo menos porosa a sujidade não consegue penetrar ficando na superfície.

Considerando que os Liantes normalmente sâo mais caros do que os Pigmentos, este factor tem  uma grande influencia nos preços dos produtos sendo os Brilhantes mais caros.Uma das razões porque os tectos em geral não devem ser pintadas brilhantes (por ex. com Latex) é também e muito especialmente, porque a Grande concentração de Liantes dificulta a passagem do vapor de água o que pode ter como consequência o aparecimento de Fungos ou causar danos na pintura.

Dispersões existem em todas as 3 qualidades (dependendo aonde se habita) e especialmente quando só uma parede é pintada numa cor forte pode ter um efeito estètico muito interessante quando se utiliza uma tinta acetinada ou melhor ainda “semi-fosca”, qualidade oferecida por muitas marcas e que se encontra entre o fosco e o acetinado.

Outro Critèrio importante ao escolher a tinta è a proporção de contraste, factor decisivo na capacidade de cobertura de um produto e no consumo de tinta ou seja  quantos metros conseguimos pintar com uma certa quantidade  -as fichas tècnicas normalmente especificam a quantidade necessària para pintar 1m2.

 Logo falarei mais detalhadamente sobre os diferentes tipos de tinta.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: