Just another WordPress.com site

Fungos e Bolores I

O que são os Fungos (Bolores)?

Bolor-ou também Mofo- è o nome dado aos Fungos multicelulares que formam uma rede filamentosa conhecida como o micélio que por sua vez è composto de filamentos individuais conhecidos pelo nome de hifas as quais são capazes de reproduzir esporângios, onde se encontram os esporos que são responsáveis pela reprodução do Fungo.

Elas pertencem ao nosso meio Natural e podem ser encontradas tanto no Exterior assim como no interior das habitações.

Alguns fungos são utilizados positivamente nos mais diversos sectores como è o caso por exemplo na produção de Queijos como o Roquefort ou o Gorgonzola assim como na medicina aonde o mais famoso exemplo è o “Penicillium Chrysogenum” (foto) a partir da qual foi criada a vacina de Penicilina. Tambèm são utilizados na fabricação de  diversios antibioticos. No Interior das habitações no entanto representa um grande perigo para a saúde das pessoas e dos animais.

        

Conhecidos são cerca de 250.000 espècies das quais cerca de 100.000 se encontram catalogados biologicamente. Cerca de 200 tipos de fungos diferentes foram descobertos em habitações das quais 5 destes tipos são considerados muito perigosos para a saúde.No  Começo è quase impossivel descobrir os Fungos pois as hifas são transparentes e quando se tornam visiveis para o olho humano jà estão produzindo esporos (visiveis atravès da sua coloração na maioria das vezes preto ou azul). A este ponto os Micélios (conjunto de hifas) jà estão profundamente ancoradas e bem desenvolvidos. A maioria das pessoas só realizam a propagação quando os Esporos jà se formaram em colonias e manchas são visiveis ou o odor mofo torna-se penetrante.

De aonde vêm os fungos?

O ar no interior das habitações normalmente è mais quente do que o Ar no exterior e por isso absorve mais humidade. Se  não houver bastante troca de ar esta Agua pode condensar em diversos sitios da habitação especialmente nos arredores das Janelas, cantos, paredes do quarto de dormir ou atràs dos armarios. Estes pontos humidos podem se tornar em excelente solo alimenticio para bacterias como o Bolor. Tambem pode suceder que atravès de zonas problematicas nos tetos ou paredes exteriores (fendas, fissuras), assim como quando estragos causados pela Agua(p.e. problemas na canalização) não são secadas expeditivamente, certas zonas se transformem em terrenos ideais para o crescimento de Fungo.

Quando numa parede, em boa condição, só certas zonas -muitas vezes geometricamente delimitadas- são atacadas isso pode ser uma indicação da existência de pontes termicas (zonas com carateristicas termicas diferentes –muito mais frias- em relação ao resto), sendo estas zonas aonde a humidade pode se condensar com as acima mencionadas consequências.

   

1                                                     2                                                       3

fig.1 mostra uma zona infectada. Na fig.2  a mesma zona documentada em fotografia termogràfica de infravermelhos,repare-se a grande diferença de temperaturas dentro da mesma zona. fig.3 Vista geral  do esterior  aonde são bem visiveis as pontes termicas

A causa Principal para o aparecimento do Bolor (Fungos ) é portanto a humidade. A quantidade de agua (vapor) disponível nos poros do material atacado –conhecido como “aw” ou actividade de agua- è  que vai determinar  o crescimento dos fungos.

Tecnicos calcularam que a partir de 60-70% de humidade Relativa a probabilidade do aparecimento de fungos é grande.

A humidade relativa é a diferença ou relação entre a humidade absoluta do ar e a humidade da mistura do mesmo ar no seu ponto de saturação tendo como base a mesma temperatura para as duas situações. Pode ser medida com um hygrometro (existem no mercado a bom preço).

O segundo factor importante para o desenvolvimento dos fungos é a temperatura, factor que determina se este desenvolvimento se processa com maior ou menor rapidez Fungos podem se desenvolver  numa ampla faixa de temperatura, como por ex. o Aspergillus fumigatus que se desenvolve bem numa faixa entre os 12-56° C

A maioria dos fungos desenvolvem-se melhor  quando encontram valores de humidade relativa de ca. 80% e temperatura acima dos 20oC.

Como terceiro factor são as condições nutritivas oferecidas aos fungos pelos diversos materiais.

As melhores condições para a propagação de fungos oferecem materiais organicos como por ex.

•      Madeira

•      Papeis de parede e cola

•      Tintas

•      Couro, textis, etc.

Mas  também rebocos minerais, placas de Isolação sintéticas ou mesmo o Betão podem ser atacadas a partir do momento em que tenham  residuos minimais de substâncias orgânicas.Alguns  fungos que no Interior só através de danos causados pela agua aparecem ou se tornam visiveis são tambèm conhecidos como organismos-indicadores, pois até uma pequena concentração de elas jà é um importante sinal da possivel existência de danos causados pela agua. Alguns dstes fungos indicadores são:

 ·       Aspergillus versicolor,

·         Acremonium(div)

·         Chaetomium(div) 

 ·         Stachybotrys chartarum.

*Os nomes dos fungos, que na Microbiologia estão ordenados em 3 grupos- chamados taxonomicos,- são contruidos por duas palavras latinas em que a primeira informa sobre o Genero, e a segunda especifica a especie. Por ex.”Penicillium Camemberti” fungo do Genero penicillium e da espécie utilizada na fabricação de certos tipos do queijo tipo camembert.

Para a saude são prejudiciais os milhões de  esporos que  circulam pelo ar e que uma vez inhalados podem produzir alergias,caso em que especialmente pessoas que jà são alergicas a outras coisas são atacadas mais facilmente, ou outras doenças como a Asma, Bronquite,  repetidas dores de cabeça ou infecções da pele etc.

Algumas espécies produzem além disso Micotoxinas  que podem ser muito venenosas e provocam entre outras coisas disturbios do Figado ou dos Rins ou até o aparecimento de  doenças cancerosos.

No proximo post falarei sobre como combater bolores

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: